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Prepare-se com foco total na prática para o Concurso Nacional Unificado!

Um curso intensivo e direto ao ponto, com foco em exercícios, teoria aplicada e materiais organizados. Tudo o que você precisa para chegar confiante na prova do Bloco 2.

O que é o Sprint CNU - Bloco 2?

O Sprint CNU é um curso criado especialmente para quem vai disputar vagas do Bloco 2 no Concurso Nacional Unificado. Aqui, você estuda com foco, resolve muitos exercícios e revisa os conteúdos com base no que realmente importa para a prova.

Nada de conteúdo genérico ou perda de tempo: é estudo estratégico, direto ao ponto, com aulas específicas e material de apoio completo.

O que você vai encontrar no curso:

Conteúdo programático:

1. Desafios do estado de direito: democracia e cidadania.

1.1. Formação histórica do Estado Democrático de Direito.

1.2. Constituição Federal de 1988: direitos fundamentais, sociais e políticos, consolidação da democracia, representação política e participação cidadã.

1.3. Relações entre os Poderes Executivo e Legislativo e os desafios da governabilidade.

1.4. Judicialização de
políticas públicas. 1.5. Capacidades estatais e democracia. 1.6. Efetivação e reparação de Direitos Humanos: demandas sociais históricas, autoritarismo, violência de Estado, memória, verdade e justiça.

2. Políticas públicas.

2.1. Fundamentos de políticas públicas: conceitos e tipologias.

2.2. Ciclos de políticas públicas: agenda, formulação, processos decisórios, implementação de planos,
programas e projetos, monitoramento e avaliação.

2.3. Levantamento, sistematização, análise e interpretação de dados quantitativos, qualitativos e indicadores de políticas públicas.

2.4. Federalismo, descentralização e sistemas de políticas públicas no Brasil.

2.5. Intersetorialidade e transversalidade.

2.6. Transformação digital e seus impactos na sociedade e nas políticas públicas.

3. Ética e integridade.

3.1. Princípios e valores éticos do serviço público, seus direitos e deveres.

3.2. Governança pública e sistemas de governança.

3.3. Transparência.

3.4. Acesso à informação.

4. Diversidade e inclusão na sociedade.

4.1. Diversidade de sexo, gênero e sexualidade; diversidade étnico-racial; diversidade cultural.

4.2. Desafios sociopolíticos da inclusão de grupos
vulnerabilizados: crianças e adolescentes; idosos; LGBTQIA+; pessoas com deficiências; pessoas em situação de rua, povos indígenas, comunidades quilombolas e demais minorias sociais.

4.3. Desigualdades e interseccionalidades.

5. Administração pública federal.

5.1. Princípios constitucionais e normas que regem a administração pública.

5.2. Evolução das reformas da administração e
do serviço público no Brasil e estrutura organizacional da Administração Pública Federal.

5.3. Sistemas estruturantes da administração pública federal.

5.4. Fundamentos das finanças públicas, tributação e do planejamento-orçamento (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual).

6. Trabalho e tecnologia.

6.1. Evolução das relações de trabalho e uso de novas tecnologias.

6.2. Inteligência Artificial, automação e produtividade no setor público.

6.3. Limitações, riscos e problemas associados ao uso das novas tecnologias no setor público.

1. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018):

2. Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011);

3. Gestão do conhecimento e comunicação;

3.1. Política nacional de informação e comunicação pública;

3.2. Inteligência artificial generativa e comunicação ética;

3.3. Plataformas digitais e mediação tecnológica no serviço público.

4. Comunicação governamental e Comunicação Pública: Lei nº 14.129/2021, Decreto nº 3.296/1999 (Dispõe sobre a comunicação social do Poder Executivo Federal); Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014).

5. Políticas de comunicação.

1. Legislação educacional e normas:

1.1. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/1996).

1.2. Educação como direito e política pública: Constituição Federal de 1988,
art. 205-208.

1.3. Plano Nacional de Educação (2014-2024): Lei n° 13.005/2014 e suas alterações.

2. Educação à distância e tecnologias educacionais: Lei nº 9.394/1996 (LDB) + Decreto nº 12.456/2025, que regulamenta a Nova Política de Educação a Distância (EaD):

2.1. Modelos e modalidades de EAD: assíncrona, síncrona, híbrida ou semipresencial; modelos industrial, interativo,
colaborativo, híbrido.

2.2. Plataformas digitais e recursos interativos: conceitos fundamentais, aplicações na educação;

3. Ensino superior, pesquisa e extensão: Lei nº 9.394/1996; Constituição Federal de 1988.

3.1. Políticas para graduação e pós-graduação: Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2025-2029;

3.2. Integração entre ensino e pesquisa.

4. Educação para sustentabilidade: Lei nº 9.795/ 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental:

5. ODS relacionados à educação, cultura e igualdade; 5.1. Agenda 2030 e integração com políticas públicas.

1. Sistema e Plano Nacional de Cultura: Lei nº 12.343/2010; Lei nº 14.835/ 2024:

2. Política e educação patrimoniais:

2.1. Gestão de acervos e ações educativas em museus, arquivos e sítios históricos.

2.2. Convenção sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais e Convenção para Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural.

3. Gestão cultural:

3.1. Inovação, economia da cultura e sustentabilidade cultural.

3.2. Instrumentos de fomento à cultura: Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)/Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991); Lei do Audiovisual (Lei nº 8.685/1993); Lei Paulo Gustavo – LPG (Lei Complementar nº 195/2022); Programa Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022).

3.3. Política de editais e de descentralização.

4. Direitos culturais:

4.1. Cultura como direito fundamental

4.2. Direitos autorais: Lei de Direitos Autorais – LDA (Lei nº 9.610/1998).

5. Saberes tradicionais e culturas sustentáveis: Programa Cultura Viva: Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014).

1. Fundamentos metodológicos da pesquisa.

1.1. Abordagens quantitativas, qualitativas e mistas.

1.2. Definição de problema, hipóteses e desenho de pesquisa.

1.3. Técnicas de coleta
e análise de dados.

2. Pesquisa aplicada para políticas públicas:

2.1. Tipos e usos da pesquisa aplicada no setor público.

2.2. Estudos de caso e aplicações no campo da educação, cultura e sociedade.

2.3. Articulação entre universidade, sociedade civil e Estado.

3. Ciclo da pesquisa e suas etapas:

3.1. Planejamento, execução, comunicação e gestão de projetos de pesquisa.

4. Ética em pesquisa.

1. Análise de indicadores.

1.1. Tipos de indicadores: resultado, impacto, processo.

1.2. Construção, validação e interpretação de indicadores.

1.3. Sistemas de monitoramento e
acompanhamento de políticas.

2. Métodos quantitativos e análise de dados.

2.1. Tratamento de bases de dados.

2.2. Ferramentas de Big Data e bases de dados.

2.3. Análise exploratória e
inferenciais de dados.

2.4. Modelos multivariados.

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Pra quem é esse curso?

ID-OSP---REDE-SOCIAS