O edital já está na praça e o relógio está correndo. Agora é o momento de intensificar sua preparação com um curso completo, atualizado e planejado para te acompanhar até a prova.
Você quer conquistar sua vaga na PND e não sabe por onde começar?
A gente te mostra o caminho: conteúdo completo, suporte contínuo e uma metodologia feita para quem precisa de planejamento e resultado.
O que você vai encontrar:
I – Filosofia da educação;
II – História da educação;
III – Sociologia da educação;
IV – Psicologia da educação;
V – Teorias pedagógicas;
VI – Didática e metodologias de ensino;
VII – Teorias e práticas de currículo;
VIII – Políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira;
IX – Metodologia de pesquisa em educação e ensino;
X – Tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas;
XI – Letramento científico;
XII – Educação especial e inclusiva;
XIII – Libras, cultura e identidade surda;
XIV – Identidade e especificidades do trabalho docente;
XV – Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem;
XVI – Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos;
XVII – Planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar;
XVIII – Implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político pedagógicos;
XIX – Práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais;
XX – Histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas;
XXI – Educação, inclusão e direitos humanos;
XXII – Educação socioambiental;
XXIII – Educação para as relações de gênero e sexualidade.
I. Antropologia da educação;
II. Trabalho e educação;
III. Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física;
IV. Corpo, movimento e ludicidade;
V. Alfabetização e letramento;
VI. Letramento literário;
VII. Políticas de educação infantil;
VIII. Criança e infância (conceitos e características);
IX. Ensino, currículo e práticas interdisciplinares;
X. Atuação de pedagogos em espaços não escolares;
XI. Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais;
XII. Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos;
XIII. Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos;
XIV. Práticas de atendimento educacional especializado;
XV. Educação do/no campo e movimentos sociais;
XVI. Pedagogia como ciência da prática educativa;
XVII. Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização;
XVIII. Práticas de ensino na educação infantil;
XIX. Políticas e práticas de avaliação;
XX. Organização, planejamento e gestão da educação
Didática
I. Teoria e metodologia de história;
II. Teoria e metodologia do ensino de história;
III. História antiga;
IV. História medieval;
V. História moderna;
VI. História contemporânea;
VII. História do Brasil;
VIII. História da América;
IX. História da África;
X. História da Ásia;
XI. História e cultura afro-brasileira;
XII. História e cultura indígena;
XIII. História das relações de gênero;
XIV. Ensino de história e direitos humanos.
I. Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino;
II. Níveis de análise da língua;
III. Formação histórica da língua portuguesa;
IV. Discurso, interdiscurso e produção de sentidos;
V. Gêneros discursivos;
VI. Texto, tipologias e fatores de textualidade;
VII. Língua oral (produção, circulação e compreensão); VIII. Língua escrita (produção, circulação e compreensão);
IX. Variação, mudança e preconceito linguístico;
X. processos de letramento e de multiletramento;
XI. Concepções de literatura e de cultura;
XII. Especificidades da linguagem literária;
XIII. Teorias críticas da literatura;
XIV. Gêneros literários (tradição e inovação);
XV. Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais;
XVI. Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos);
XVII. Literatura canônica e não canônica na formação do leitor;
XVIII. oralidade, performance e fruição no ensino de literatura;
XIX. Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses; e
XX. Processos argumentativos e formação do leitor crítico
I. Dimensões históricas e filosóficas da Educação Física;
II. Dimensões sociológicas e antropológicas da Educação Física;
III. Dimensões morfofuncionais do movimento humano;
IV. Desenvolvimento humano e aprendizagem motora;
V. Regulamentações e normatizações na Educação Física escolar;
VI. Educação Física escolar na área de linguagens;
VII. Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
VIII. Educação Física nas etapas e modalidades da educação básica;
IX. Manifestações da Educação Física: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, práticas corporais de aventura;
X. Concepções teórico-metodológicas da Educação Física escolar;
XI. Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física escolar;
XII. Prática educativa e dimensões do conhecimento na Educação Física escolar;
XIII. Avaliação na Educação Física escolar;
XIV. Educação Física escolar inclusiva;
XV. Educação Física, qualidade de vida e saúde;
XVI. Pesquisa em Educação Física;
XVII. Educação Física escolar na contemporaneidade;
XVIII. Tecnologias e inovação em Educação Física escolar.
I. Aprendizagem de Ciências e Biologia;
II. Ensino de Ciências e Biologia;
III. História, filosofia e sociologia no ensino de Ciências e Biologia;
IV. Bioquímica e biofísica;
V. Microbiologia, imunologia e parasitologia;
VI. Biologia celular e do desenvolvimento;
VII. Genética e biotecnologia;
VIII. Evolução;
XIX. Zoologia;
X. Botânica;
XI. Ecologia e biodiversidade;
XII. Diversidade étnico-racial, de gênero e inclusão no ensino de Ciências e Biologia;
XIII. Educação ambiental;
XIV. Ser humano e saúde;
XV. Bioestatística;
XVI. Biogeografia e paleontologia;
XVII. Bioética;
XVIII. Legislação e políticas públicas educacionais no ensino de Ciências e Biologia;
XIX. Planejamento e métodos em pesquisa educacional no ensino de Ciências e Biologia;
XX. Etnobiologia no ensino de Ciências e Biologia; e
XXI. Currículo no ensino de Ciências e de Biologia.
Educação Na Constituição – Prof. Carlinhos Costa
LDB -Lei nº 9.394/1996- Prof. Carlinhos Costa
LBI – Prof. Carlinhos Costa
PNE – Plano Nacional de Educação – Prof. William Dornela
DCN DA Educação Básica – Prof. Guilherme Augusto
BNCC – Prof. William Dornela
DCN para a Educ. das Relações Étnico-Raciais e para o Hist. e Cultura Afro-Brasileira e Africana