marca (5)

A prova da PND está chegando, estude com foco total até o grande dia!

O edital já está na praça e o relógio está correndo. Agora é o momento de intensificar sua preparação com um curso completo, atualizado e planejado para te acompanhar até a prova.

Você quer conquistar sua vaga na PND e não sabe por onde começar?

A gente te mostra o caminho: conteúdo completo, suporte contínuo e uma metodologia feita para quem precisa de planejamento e resultado.

O que você vai encontrar:

O conteúdo do curso

  • I – Filosofia da educação;

  • II – História da educação;

  • III – Sociologia da educação;

  • IV – Psicologia da educação;

  • V – Teorias pedagógicas;

  • VI – Didática e metodologias de ensino;

  • VII – Teorias e práticas de currículo;

  • VIII – Políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira;

  • IX – Metodologia de pesquisa em educação e ensino;

  • X – Tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas;

  • XI – Letramento científico;

  • XII – Educação especial e inclusiva;

  • XIII – Libras, cultura e identidade surda;

  • XIV – Identidade e especificidades do trabalho docente;

  • XV – Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem;

  • XVI – Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos;

  • XVII – Planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar;

  • XVIII – Implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político pedagógicos;

  • XIX – Práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais;

  • XX – Histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas;

  • XXI – Educação, inclusão e direitos humanos;

  • XXII – Educação socioambiental;

  • XXIII – Educação para as relações de gênero e sexualidade.

I. Antropologia da educação;

II. Trabalho e educação;

III. Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física;

IV. Corpo, movimento e ludicidade;

V. Alfabetização e letramento;

VI. Letramento literário;

VII. Políticas de educação infantil;

VIII. Criança e infância (conceitos e características);

IX. Ensino, currículo e práticas interdisciplinares;

X. Atuação de pedagogos em espaços não escolares;

XI. Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais;

XII. Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos;

XIII. Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos;

XIV. Práticas de atendimento educacional especializado;

XV. Educação do/no campo e movimentos sociais;

XVI. Pedagogia como ciência da prática educativa;

XVII. Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização;

XVIII. Práticas de ensino na educação infantil;

XIX. Políticas e práticas de avaliação;

XX. Organização, planejamento e gestão da educação

Didática

I. Teoria e metodologia de história;

II. Teoria e metodologia do ensino de história;

III. História antiga;

IV. História medieval;

V. História moderna;

VI. História contemporânea;

VII. História do Brasil;

VIII. História da América;

IX. História da África;

X. História da Ásia;

XI. História e cultura afro-brasileira;

XII. História e cultura indígena;

XIII. História das relações de gênero;

XIV. Ensino de história e direitos humanos.

I. Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino;

II. Níveis de análise da língua;

III. Formação histórica da língua portuguesa;

IV. Discurso, interdiscurso e produção de sentidos;

V. Gêneros discursivos;

VI. Texto, tipologias e fatores de textualidade;

VII. Língua oral (produção, circulação e compreensão); VIII. Língua escrita (produção, circulação e compreensão);

IX. Variação, mudança e preconceito linguístico;

X. processos de letramento e de multiletramento;

XI. Concepções de literatura e de cultura;

XII. Especificidades da linguagem literária;

XIII. Teorias críticas da literatura;

XIV. Gêneros literários (tradição e inovação);

XV. Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais;

XVI. Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos);

XVII. Literatura canônica e não canônica na formação do leitor;

XVIII. oralidade, performance e fruição no ensino de literatura;

XIX. Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses; e

XX. Processos argumentativos e formação do leitor crítico

I. Dimensões históricas e filosóficas da Educação Física;

II. Dimensões sociológicas e antropológicas da Educação Física;

III. Dimensões morfofuncionais do movimento humano;

IV. Desenvolvimento humano e aprendizagem motora;

V. Regulamentações e normatizações na Educação Física escolar;

VI. Educação Física escolar na área de linguagens;

VII. Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

VIII. Educação Física nas etapas e modalidades da educação básica;

IX. Manifestações da Educação Física: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, práticas corporais de aventura;

X. Concepções teórico-metodológicas da Educação Física escolar;

XI. Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física escolar;

XII. Prática educativa e dimensões do conhecimento na Educação Física escolar;

XIII. Avaliação na Educação Física escolar;

XIV. Educação Física escolar inclusiva;

XV. Educação Física, qualidade de vida e saúde;

XVI. Pesquisa em Educação Física;

XVII. Educação Física escolar na contemporaneidade;

XVIII. Tecnologias e inovação em Educação Física escolar.

I. Aprendizagem de Ciências e Biologia;

II. Ensino de Ciências e Biologia;

III. História, filosofia e sociologia no ensino de Ciências e Biologia;

IV. Bioquímica e biofísica;

V. Microbiologia, imunologia e parasitologia;

VI. Biologia celular e do desenvolvimento;

VII. Genética e biotecnologia;

VIII. Evolução;

XIX. Zoologia;

X. Botânica;

XI. Ecologia e biodiversidade;

XII. Diversidade étnico-racial, de gênero e inclusão no ensino de Ciências e Biologia;

XIII. Educação ambiental;

XIV. Ser humano e saúde;

XV. Bioestatística;

XVI. Biogeografia e paleontologia;

XVII. Bioética;

XVIII. Legislação e políticas públicas educacionais no ensino de Ciências e Biologia;

XIX. Planejamento e métodos em pesquisa educacional no ensino de Ciências e Biologia;

XX. Etnobiologia no ensino de Ciências e Biologia; e

XXI. Currículo no ensino de Ciências e de Biologia.

  • Educação Na Constituição – Prof. Carlinhos Costa

  • LDB -Lei nº 9.394/1996- Prof. Carlinhos Costa
    LBI – Prof. Carlinhos Costa

  • PNE – Plano Nacional de Educação – Prof. William Dornela

  • DCN DA Educação Básica – Prof. Guilherme Augusto

  • BNCC – Prof. William Dornela

  • DCN para a Educ. das Relações Étnico-Raciais e para o Hist. e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Investimento

R$ 497 ou 12x de R$ 51,40
  • Formação Geral
  • Aulas de revisão específicas para Pedagogia, História, Português, Biologia e Educação Física
  • Videoaulas teóricas e com resolução de exercícios
  • Materiais de apoio em PDF
  • Aulão para cada específica, revisão objetiva e direcionada
  • Plataforma com suporte para dúvidas
  • Aulas com professores especialistas no conteúdo da prova

Para quem é esse curso?

ID-OSP---REDE-SOCIAS